Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DYLAN´S WORLD

"Fui à floresta viver de livre vontade, para sugar o tutano da vida. Aniquilar tudo o que não era vida. Para, quando morrer, não descobrir que não vivi". (Henry David Thoreau)

DYLAN´S WORLD

"Fui à floresta viver de livre vontade, para sugar o tutano da vida. Aniquilar tudo o que não era vida. Para, quando morrer, não descobrir que não vivi". (Henry David Thoreau)

Qui | 02.12.10

Resultados da Cimeira da NATO

Dylan

 

A Cimeira da NATO, em Lisboa, consolidou o peso de Obama na política internacional e calou aqueles que criticaram o facto de lhe ter sido atribuído o Nobel da Paz em 2009. Pode não ter ainda no plano interno o prestígio de outros grandes presidentes norte-americanos como provam as recentes derrotas eleitorais, sendo alvo de alguma contestação, mas continua a marcar pontos em terreno europeu. Desde logo, limitando o tempo de intervenção no Afeganistão, como já tinha acontecido no Iraque, sentando à mesma mesa afegãos, russos - apagando ressentimentos da Guerra Fria -  e virando agulhas para Oriente estabelecendo uma aproximação à China. A maior potência mundial tem um diplomata à sua altura enquanto Portugal continua a ser um exemplo de hospitalidade e competência organizativa quando assim o quer.

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Kássia Kiss

    08.12.10

    Os mulatos sempre foram considerados ao nível dos pretos.
  • Sem imagem de perfil

    FireHead

    10.12.10

    É por isso que eu dou muito mais valor a um mulato sincero que diga que não é preto. Mulato é mistura de branco com preto, do mesmo modo que um mestiço resultante dum cruzamento das raças amarela e branca não pode ser considerado nem branco nem amarelo. Um mestiço é um mestiço e um mulato não deixa de ser mestiço.
  • Sem imagem de perfil

    Kássia Kiss

    13.12.10

    No entanto, não concordo consigo quando diz "é que os pretos gostam muito de dizer que os mulatos também são pretos". Foram os brancos que tiveram a "ideia" de chamar pretos aos mulatos, não os pretos, numa altura em que qualquer mistura era inaceitável. Para os colonialistas (brancos!) qualquer pessoa que não fosse 100% branca já era preta (ou amarela, ou vermelha).

    "Uma raça que não contribuiu em nada para o desenvolvimento do mundo..." - O mundo como o conhecemos talvez não seja tão desenvolvido como pensamos. Mas, mesmo considerando este mundo desenvolvido, é preciso não esquecer que a Humanidade começou em África. Somos todos descendentes dos povos africanos, ou seja, afinal, somos todos mulatos!
  • Comentar:

    CorretorMais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.